LEIS DO JOGO
   Pontapés da marca de Grande Penalidade
Os pontapés da marca de grande penalidade são um processo para determinar o vencedor quando o regulamento da competição exige que haja uma equipa vitoriosa no final de um jogo que terminou empatado.
   Procedimento
O árbitro escolhe a baliza em direcção à qual os pontapés serão executados.

O árbitro procede, com os capitães das equipas, a um sorteio da equipa que deve executar o primeiro pontapé.

O árbitro regista por escrito o resultado de cada pontapé.

As duas equipas executam, cada uma, cinco pontapés, observando as disposições a seguir mencionadas:

- Os pontapés são executados alternadamente por cada equipa.

- O capitão de cada equipa deverá indicar ao árbitro quais os cinco jogadores antes de se executar o primeiro pontapé. Estes jogadores deverão constar na ficha entregue ao árbitro antes da início da encontro.

- Uma equipa que termine um jogo com um número de jogadores superior ao da equipa adversária terá que reduzir o número de jogadores até à igualdade e comunicar ao árbitro o nome e o número de cada jogador excluído do processo. É ao capitão da equipa que cabe esta tarefa.

- Se antes das duas equipas terem executado os seus cinco pontapés, uma delas marque mais golos do que a outra poderia marcar, mesmo que completasse a série de pontapés, a execução não deve prosseguir.
   Execução
Se depois das duas equipas terem executada os seus cinco pontapés, ambas tiverem marcada o mesmo número de golos ou não tiverem marcado nenhum, a execução prossegue pela mesma ordem até que uma equipa tenha marcado um golo a mais do que a outra com o mesmo número de tentativas.

Cada pontapé é executado por um jogador diferente e só depois de todos os jogadores habilitados terem executada um primeiro pontapé é que um jogador da mesma equipa pode efectuar um segundo pontapé.

Todo o jogador expulso não poderá tomar parte na execução dos pontapés de grande penalidade.

Qualquer jogador pode substituir o guarda-redes durante a execução dos pontapés.

Só os jogadores poderão permanecer no terreno de jogo durante a execução dos pontapés.

Todos os jogadores, excepto o que executa o pontapé e os dois guarda-redes, devem permanecer no meio campo oposto ao que se está executando as grandes penalidades, durante a execução dos pontapés. O segundo árbitro controlará esta parte do recinto de jogo e os jogadores que ali se encontram.

O guarda-redes colega do executante tem que permanecer no meio campo da execução dos pontapés sem interferir na progressão dos pontapés.

Adicionar aos favoritos | Termos e Condições


Site desenvolvido por: Microdrive - Informática e Sistemas, Lda.