LEIS DO JOGO
   LEI 1 - O CAMPO DE JOGO
A superfície de jogo e as suas particularidades devem obedecer ao gráfico seguinte:

   Dimensões
O terreno será rectangular e em todos os casos o comprimento será sempre superior à largura.
  Nacionais
  Mínimo Máximo

Comprimento

25 mts. 42 mts.

Largura

16 mts. 22 mts.
  Internacionais
  Mínimo Máximo

Comprimento

25 mts. 42 mts.

Largura

16 mts. 22 mts.
   Marcação do Terreno

O campo de jogo será marcado segundo o respectivo gráfico, com linhas visíveis de 5cm de largura mínima e 8 cm de largura máxima. As linhas de limite mais compridas denominam-se linhas laterais e as mais curtas, linhas de baliza.

O campo de jogo é dividido em duas metades pela linha de meio campo. O centro do campo será assinalado com uma marca visível, à volta da qual se traça um círculo com 3 metros de raio.

   Área de Grande Penalidade

Em cada topo do campo, a 6 metros de distância de cada poste da baliza, será traçado um semi-círculo perpendicular à linha de baliza, o qual se prolongará no interior do campo com um raio de 6 metros.
A parte superior deste semi-círculo será uma linha de 3,16 metros de largura, exactamente paralela à linha de baliza entre os dois postes da baliza.
O espaço compreendido no interior deste semi-círculo denomina-se área de grande penalidade.

   Marca de Grande Penalidade

Sobre uma linha imaginária perpendicular ao meio da linha de baliza entre os postes, e a 6 metros desta linha, será feita de forma visível, uma marca que se denominará marca de grande penalidade.

   Segunda Marca de Grande Penalidade

Sobre uma linha imaginária, perpendicular ao meio da linha de baliza entre os postes, e a 10 metros desta linha, será feita, de forma visível uma marca que se denominará segunda marca de grande penalidade.

   Arco de Círculo de Canto

A partir da intersecção da linha de baliza com a linha lateral será traçado, no interior do campo, um quarto de círculo com um raio de 25 cm.

   Zona de Substituições

Sobre a linha lateral do lado em que se encontram os bancos dos substitutos e perpendicularmente a essa linha, traçam-se duas linhas de 80 cm de comprimento (ficando 40 cm dentro do terreno de jogo e 40 cm no exterior), a 5 metros de um lado e do outro da linha de meio campo. É por entre estas duas linhas de 80 cm que os jogadores deverão sair e entrar quando se efectuar uma substituição.

   As Balizas

A meio da linha de baliza estão colocadas as balizas, constituídas por dois postes verticais espaçados de 3 metros (medida interior) e unidos ao alto por uma barra horizontal, cuja face inferior deve estar a 2 metros do solo.
A largura e espessura dos postes e da barra horizontal não devem exceder os 8 cm. A linha de baliza tem a mesma largura do que os postes e a barra transversal.
Poderão ser aplicadas redes presas às balizas e ao solo por trás da baliza com a condição de serem convenientemente colocadas num suporte de 80 cm na parte superior e no solo de 100 cm, de maneira a não prejudicar o guarda-redes.
A superfície de jogo deve ser lisa e desprovida de rugosidades. Recomenda-se a utilização de pavimento em madeira ou material sintético, desaconselhando-se o cimento ou o asfalto.

   Decisões do International Board - Decisão 1

Se o terreno de jogo tiver uma linha de baliza de 15-16 metros, o raio do semi-círculo a que se refere a Lei será de 4m. Neste caso, a marca de grande penalidade deixa de estar na linha que define a área de grande penalidade para ficar a uma distância de 6 metros do ponto central entre os postes da baliza e equidistantes destes.

   Decisões do International Board - Decisão 2

Deve ser traçada uma marca no exterior da superfície de jogo, a cinco metros do arco de círculo de canto e perpendicularmente à linha de baliza para garantir que esta distância é observada no momento da execução dum pontapé de canto. A largura desta marca é de 8 cm.

   Decisões do International Board - Decisão 3

Devem ser traçadas na superfície de jogo duas marcas adicionais, cada uma a uma distância de 5 m de cada lado da segunda marca de grande penalidade para indicar a distância a observar quando é marcado um pontapé de grande penalidade da segunda marca de grande penalidade. A largura desta marca é de 6 cm.

Adicionar aos favoritos | Termos e Condições


Site desenvolvido por: Microdrive - Informática e Sistemas, Lda.