LEIS DO JOGO
   LEI IX - PONTAPÉ DE SAÍDA
   PRELIMINARES

A escolha de campo e do pontapé de saída será tirada à sorte com uma moeda. A equipa favorecida escolhe a baliza em direcção à qual atacará durante a primeira parte. À outra equipa será atribuído o pontapé de saída do jogo.

   PONTAPÉ DE SAÍDA
O pontapé de saída é um processo de começar a partida ou recomeçar o jogo:

- no começo do jogo

- depois de ser marcado um golo

- no começo da segunda parte do jogo

- no começo de cada período dos prolongamentos, se for caso disso.

Pode obter-se um golo directamente dum pontapé de saída.
   PROCEDIMENTO

Ao sinal do árbitro principal, o jogo começará por um pontapé de saída, executado por um jogador, na direcção do campo adversário, estando a bola parada e colocada no centro do terreno. Todos os jogadores devem encontrar-se no seu próprio meio-campo e os da equipa oposta à que executa o pontapé de saída devem estar no exterior do círculo de 3 metros de raio do centro do terreno até que a bola entre em jogo. A bola será considerada em jogo logo que seja pontapeada para a frente. O jogador que executa o pontapé de saída não pode voltar a tocar na bola antes que esta tenha sido jogada ou tocada por qualquer outro jogador.

   INFRAÇÕES / SANÇÕES

Se o jogador que executou o pontapé de saída jogar a bola uma segunda vez antes de ela ter sido tocada por outro jogador, será concedido à equipa contrária um pontapé-livre indirecto, no local onde a falta foi cometida, salvo se ela foi praticada por um jogador na área de grande penalidade do adversário, caso em que o pontapé-livre indirecto será executado sobre a linha da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do sítio onde a falta foi cometida. Por qualquer outra infracção ao procedimento do pontapé de saída, o pontapé de saída será repetido.

   BOLA AO SOLO

Para começar a partida após uma interrupção temporária provocada por um caso não previsto em qualquer das Leis, e desde que a bola não tenha ultrapassado uma linha lateral ou de baliza imediatamente antes da interrupção, o jogo recomeçará com uma bola ao solo.

   PROCEDIMENTO

O árbitro deixa cair a bola no solo no local onde ela se encontrava no momento da interrupção, salvo se a bola se encontrava no interior da área de grande penalidade, caso em que a bola ao solo será executada sobre a linha da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do sítio onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.

   INFRAÇÕES / SANÇÕES

O lançamento de bola ao solo deve ser repetido se:

- a bola é tocada por um jogador antes de entrar em contacto com o solo

- a bola ultrapassar uma linha lateral ou de baliza depois de ter ressaltado no solo sem que nenhum jogador lhe tenha tocado.

   CIRCUNSTÂNCIAS PARTICULARES

Um pontapé-livre concedido à equipa defensora na sua própria área de grande penalidade pode ser executado em qualquer ponto da área de grande penalidade; Um pontapé-livre indirecto concedido à equipa atacante dentro da área de grande penalidade do seu adversário deve ser executado sobre a linha da área de grande penalidade e no ponto mais próximo do local onde a infracção foi cometida; Um lançamento de bola ao solo destinado a recomeçar o jogo na área de grande penalidade deve ser executado sobre a linha da área de grande penalidade e no ponto mais próximo do local onde a infracção foi cometida.

Adicionar aos favoritos | Termos e Condições


Site desenvolvido por: Microdrive - Informática e Sistemas, Lda.