LEIS DO JOGO
   LEI XVI - REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO A PARTIR DA LINHA LATERAL
   REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO

Quando a bola ultrapassar completamente a linha lateral, seja pelo ar ou rente ao solo, será reposta em jogo com o pé, em qualquer direcção no interior do terreno, no local onde transpôs aquela linha, por um jogador da equipa contrária à do que tocou a bola em último lugar. O jogador que efectua a reposição lateral deve, no momento de pontapear a bola, ter uma parte qualquer de cada pé sobre a linha lateral ou sobre o terreno do lado de fora desta linha. A bola deve permanecer imóvel sobre a linha lateral e poderá ser pontapeada em qualquer direcção. Os jogadores da equipa adversária devem colocar-se a uma distância de 5 metros, no mínimo, do sítio onde se encontra a bola Não pode ser marcado directamente um ponto com a reposição de bola em jogo a partir da linha lateral.

   EXECUÇÃO

O pontapé de linha lateral deverá ser executado até aos 4 segundos imediatos. O executante do pontapé de linha lateral não pode voltar a jogar a bola uma segunda vez sem que esta tenha sido tocada ou jogada por um outro jogador. A bola é considerada em jogo logo que seja pontapeada.

   INFRAÇÕES / SANÇÕES

Se a reposição não tiver sido efectuada correctamente, será executada por um jogador da equipa adversária

- Se a reposição for feita de qualquer posição que não seja aquela por onde a bola atravessou a linha lateral, será feita nova reposição por um jogador da equipa adversária;

- Se a reposição não for efectuada dentro de 4 segundos a partir do momento em que o executante ficou de posse da bola, a mesma será executada por um jogador da equipa adversária;

- Se o jogador que executou a reposição voltar a jogar a bola antes que esta tenha sido tocada ou jogada por outro jogador, será concedido um pontapé-livre indirecto à equipa adversária, no local onde a falta tiver sido cometida, salvo se foi praticada dentro da área de grande penalidade, pois neste caso, o pontapé-livre indirecto será executado sobre a linha da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do local onde a falta foi cometida.

Adicionar aos favoritos | Termos e Condições


Site desenvolvido por: Microdrive - Informática e Sistemas, Lda.