LEIS DO JOGO
   LEI XVII - LANÇAMENTO DE BALIZA

Quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, sem ser entre os postes, pelo ar ou rente ao solo, tendo sido tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, o guarda-redes deverá repor a bola em jogo unicamente com a mão, a partir do interior da sua área de grande penalidade e para o exterior desta, mas nunca para além do seu próprio meio-campo. A bola será considerada em jogo logo que tenha saído da área de grande penalidade.

   MODO DE EXECUTAR O LANÇAMENTO DE BALIZA

Entende-se que o "lançamento" foi feito correctamente quando a bola tiver sido tocada ou jogada por outro qualquer jogador fora da área de grande penalidade ou tiver tocado no solo dentro do meio-campo do guarda-redes que o efectuou. Os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se fora da área de grande penalidade até que a bola entre em jogo.

   CASTIGO

Se a bola ultrapassar o meio-campo do guarda-redes sem ter sido tocada ou jogada por outro jogador ou sem ter tocado no solo, os árbitros concederão um pontapé-livre indirecto à equipa adversária, em qualquer ponto da linha de meio-campo.

Se a bola é tocada ou jogada por um colega do guarda-redes que executa o lançamento, ou por um jogador da equipa adversária, no interior da sua própria área de grande penalidade, o lançamento de baliza terá que ser repetido.

Se o guarda-redes, depois de pôr a bola em jogo, voltar a jogar a bola antes de outro jogador a ter tocado ou jogado, será concedido à equipa adversária um pontapé-livre indirecto no local onde a falta tiver sido cometida, salvo se a infracção tiver tido lugar dentro da área de grande penalidade, caso em que o pontapé-livre indirecto deverá ser executado sobre a linha dos 6m, no ponto mais próximo do local onde a falta foi cometida.

Se o guarda-redes, uma vez que tenha posto a bola em jogo, a receber de volta de um colega de equipa, tocando-a ou controlando-a com as mãos, será concedido um pontapé-livre indirecto a favor da equipa adversária. O livre indirecto deverá ser executado sobre a linha dos 6m da área de grande penalidade, no ponto mais próximo do local onde a falta foi cometida.

Adicionar aos favoritos | Termos e Condições


Site desenvolvido por: Microdrive - Informática e Sistemas, Lda.